Voltar

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SEGURANÇA NOS TRENS: de quem é a responsabilidade?


Trabalhando em um evento comunitário na Tijuca, resolvi voltar para casa usando o transporte público, primeiro utilizei o metro na estação Sans Penã no Rio, já na Central do Brasil segui minha viagem de trem, onde comprei uma passagem que deveria garantir a minha segurança. Eram 20:30h da noite no dia 25 de junho de 2009 fui furtada por um transeunte que se localizava no interior do trem na estação de Gramacho em Duque de Caxias, RJ e que levou tudo o que havia em minha bolsa.

Ao ver meu desespero, um segurança correu pela plataforma e depois nos trilhos tentando alcançar o ladrão que mesmo descalço conseguiu sumir entre a escuridão. Voltando a plataforma o segurança me informou que não tinha mais nada o que fazer e pediu que eu fosse para casa. Neste momento a minha raiva não era mais com o ladrão, mas com a concessionária que informava para o segurança que eu deveria presta a queixa no outro dia. Indignada solicitei que me levassem para a delegacia onde eu iria prestar a queixa. A concessionária só me amparou às 22:30h onde às 23:03h pude fazer o Registro de Ocorrência.

No dia 26 de junho contatei vários advogados que não se importaram com o meu caso, muitos me diziam que não tinham o que fazer, pois a responsabilidade da segurança entre os muros da linha férrea seria do Governo do Estado. Também eu não tinha uma testemunha se quer, quem gostaria de ser testemunha de um assalto no momento que em seu trem (antepenúltimo do dia), estava partindo? Perdi o processo, pois a concessionária me acusou de mentirosa, pois não havia nem uma câmera para que eu provasse o ocorrido.

De quem é a responsabilidade?

Um dos valores da concessionária “é a Segurança Inegociável”, mas qual o significado de “segurança”? Segundo o Dicionário Aurélio, significa: “Estado, qualidade ou condição de seguro”, mas o que é estar “seguro”? Se for um adjetivo significa: “Livre de perigo ou de risco”, mas se for um substantivo, significa: “Contrato pelo qual uma das partes se obriga a pagar uma indenização na ocorrência de determinado evento envolvendo a outra parte (morte, prejuízo eventual, etc.)”.

Pois bem, se eles admitem que a “Segurança é Inegociável”, isso significa que eles também são responsáveis pelos riscos e os perigos que seu usuário possa sofrer. E como podem dizer que a responsabilidade é apenas do Governo do Estado? Assumir os erros é demonstrar respeito pelos seus clientes. Não se deve culpá-los pelos problemas existentes ou simplesmente jogar a responsabilidade para outros.

É pela segurança de todos os clientes que filmamos e fotografamos em um espaço que é nosso, construído com o nosso dinheiro. É para o conforto e segurança de todos os clientes que estamos lutando para que os privilégios concedidos pelo Estado a uma empresa, para que administre um serviço de utilidade pública, não venha ser sucateado. Porque o que vemos todos os dias é o caos no transporte publico, e isso é uma vergonha!

Profª. Adm. Meri Paixão

Nenhum comentário: