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domingo, 3 de outubro de 2010

QUALIDADE JÁ!

Vivemos períodos de mudanças de uma forma geral, tanto na tecnologia como na cultura. Mas parece que a cada dia estas mudanças são para pior, não consigo enxergar uma mudança que esteja voltada para a melhoria de vida dos cidadãos do mundo e principalmente do Brasil.
Ao sermos assaltados em um meio de transporte público, temos que ter testemunhas, mas quem quer ser testemunha de alguma ocorrência criminal? Ao comprarmos um produto com defeito ou solicitarmos um serviço que não foi compatível com as clausulas do contrato, temos que provar que a empresa não utilizou da excelência da gestão para termos no mínimo um bom atendimento.
O certo se tornou errado e o errado se tornou certo? E o pós-venda? Este ainda está longe de ser um diferencial das empresas, por que o cliente ainda é visto como um consumidor que não tem como reclamar, porque a justiça também não ajuda.
Pessimismo? Se você é rico pode achar que sim, mas se você está inserido nas classes sociais mais baixas, vai entender que não há como ter qualidade sem que haja uma justiça séria e que venha punir os que pensam que podem fazer tudo e saírem impunes.
Utilizar da mídia tem sido os últimos ou o único recurso que uma pessoa tem para que alguém faça alguma coisa, a reação é ativa é não pró-ativa. Será que ainda temos que viver em um período medieval ou explorador?  Será que ainda somos os mesmos escravos de um sistema que usa as pessoas da forma que querem? Manipulação e persuasão ainda tem sido o jogo do Marketing, mas me pergunto, e a Qualidade? Bem, esta ainda está nos livros, em uma utopia que os autores não conseguiram ser vendedores de Best-sellers.
Enquanto não entendermos que a primeira regra é “O cliente tem sempre a razão” e a segunda regra é que “se o cliente estiver errado, leia a primeira regra”. Nunca conseguiremos entender que o cliente é um amigo e não um “Zé Ninguém” que deve ser enganado para conquistar, a qualquer custo o fechamento da venda.
Usem o Sistema de Informações Gerenciais, analisem quais as não conformidades de seus produtos, pensem antes de sair vendendo, mas para isso tenham um planejamento correto. Façam das vendas um objetivo agradável para quem vende e para quem consome. Desejem o “ganha-ganha”.
Ser responsável social e ambientalmente tem sido uma das grandes perseguições das empresas que querem um país melhor. Então, sejam éticos!!!

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