Voltar

sábado, 30 de outubro de 2010

Diálogo Setorial sobre Produção e Consumo Sustentáveis (PCS)

     O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) têm a satisfação de convidar V.Sa. para o Diálogo Setorial sobre Produção e      Consumo Sustentáveis (PCS) que se realizará no dia 03 de novembro de 2010, no auditório da Fecomércio, no Rio de Janeiro, das 14h00 às 16h30, com apresentação de casos no contexto de PCS e como estes podem contribuir para o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis – PPCS.
    O PPCS foi elaborado no âmbito do Comitê Gestor de Produção e Consumo Sustentáveis, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, e encontra-se atualmente disponível para consulta pública no site http://www.mma.gov.br/ppcs. Trata-se de um conjunto de ações articuladas do governo, do setor privado e da sociedade civil com o objetivo de promover a adoção de padrões de produção e consumo mais sustentáveis.
     O evento reunirá empresários, governo, academia e sociedade civil para um balanço que nos ajude a pensar sobre o impacto dessas ações na implementação do PPCS. O CEBDS está atuando como articulador de dois temas do referido Plano: Varejo e Construção Sustentável.
     Necessário confirmar presença pelo e-mail: ana.santos@mma.gov.br

domingo, 3 de outubro de 2010

QUALIDADE JÁ!

Vivemos períodos de mudanças de uma forma geral, tanto na tecnologia como na cultura. Mas parece que a cada dia estas mudanças são para pior, não consigo enxergar uma mudança que esteja voltada para a melhoria de vida dos cidadãos do mundo e principalmente do Brasil.
Ao sermos assaltados em um meio de transporte público, temos que ter testemunhas, mas quem quer ser testemunha de alguma ocorrência criminal? Ao comprarmos um produto com defeito ou solicitarmos um serviço que não foi compatível com as clausulas do contrato, temos que provar que a empresa não utilizou da excelência da gestão para termos no mínimo um bom atendimento.
O certo se tornou errado e o errado se tornou certo? E o pós-venda? Este ainda está longe de ser um diferencial das empresas, por que o cliente ainda é visto como um consumidor que não tem como reclamar, porque a justiça também não ajuda.
Pessimismo? Se você é rico pode achar que sim, mas se você está inserido nas classes sociais mais baixas, vai entender que não há como ter qualidade sem que haja uma justiça séria e que venha punir os que pensam que podem fazer tudo e saírem impunes.
Utilizar da mídia tem sido os últimos ou o único recurso que uma pessoa tem para que alguém faça alguma coisa, a reação é ativa é não pró-ativa. Será que ainda temos que viver em um período medieval ou explorador?  Será que ainda somos os mesmos escravos de um sistema que usa as pessoas da forma que querem? Manipulação e persuasão ainda tem sido o jogo do Marketing, mas me pergunto, e a Qualidade? Bem, esta ainda está nos livros, em uma utopia que os autores não conseguiram ser vendedores de Best-sellers.
Enquanto não entendermos que a primeira regra é “O cliente tem sempre a razão” e a segunda regra é que “se o cliente estiver errado, leia a primeira regra”. Nunca conseguiremos entender que o cliente é um amigo e não um “Zé Ninguém” que deve ser enganado para conquistar, a qualquer custo o fechamento da venda.
Usem o Sistema de Informações Gerenciais, analisem quais as não conformidades de seus produtos, pensem antes de sair vendendo, mas para isso tenham um planejamento correto. Façam das vendas um objetivo agradável para quem vende e para quem consome. Desejem o “ganha-ganha”.
Ser responsável social e ambientalmente tem sido uma das grandes perseguições das empresas que querem um país melhor. Então, sejam éticos!!!