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quarta-feira, 11 de março de 2009

QUALIDADE & TERCEIRIZAÇÃO

As atividades terceirizadas podem conduzir a um maior controle da qualidade, à redução dos desperdícios e retrabalho, tornando a empresa mais competitiva para enfrentar os desafios cada vez maiores da era contemporânea, em meio à globalização econômica (GIOSA, 1993).

Para administrar a qualidade deve-se buscar continuamente a satisfação do cliente, mas as necessidade das pessoas mudam continuamente e os concorrentes estão sempre tentando se enquadrar a estas mudanças, segundo Campos (2004, p. 109), desta forma a inovação contínua tem como referência os clientes e os concorrentes. Sendo assim:

“A Garantia da Qualidade é uma função da empresa que tem como finalidade confirmar que todas as atividades da qualidade estão sendo conduzidas da forma requeria. Portanto a garantia da qualidade é a embaixatriz do cliente na empresa, é a função que visa a confirmar que todas as ações necessárias para o atendimento das necessidades dos clientes estão sendo conduzidas de forma completa e melhor que o concorrente.” (CAMPOS, 2004, p. 113).

Mas, quando este concorrente é o nosso cliente? Sendo este nosso parceiro deve-se por ética prover as mesmas Garantias de Qualidade da empresa contratada. Em uma entrevista, Fernanda Mendonça, gerente-geral da Freedom Cosméticos considerou que “aos olhos dos clientes, não é interessante ter linhas próprias, pois o cliente receia que todo o empenho dedicado à sua linha de produtos possa ser compartilhado com a linha da empresa contratada” (Moraes, 2007).
Em relação a qualidade esta observação pode ser considerada como inadequada, visto que o “prestador ou fornecedor de serviços com tecnologia própria, administra e supervisiona as suas atividades (...). Tem resultados de qualidade, eficiência e eficácia” (QUEIROZ, 1998, p. 27).

Vicente Falconi, um dos grandes estudiosos no assunto de Qualidade no Brasil, diz que o gerenciamento da qualidade evita muitos problemas no momento da produção de um bem, por isso, a prática de controle da qualidade é uma obrigação da empresa contratada e também da contratante. Segundo o autor deve haver um Gerenciamento da Rotina do Trabalho:

“O Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a Dia (ou simplesmente Rotina) é conduzido de tal forma a proporcionar o melhoramento contínuo na empresa pela conjunção das operações de manutenção (cumprimento de padrões e atuação na causa dos desvios) e melhorias (alteração dos padrões para melhor resultado)”. (CAMPOS, 2004, p. 49).

Há também a Auditoria de Qualidade, que pode e deve ser efetuada pelo contratante, com o objetivo de assegurar a conformidade dos produtos fabricados pelos terceiristas. Segundo a Portaria n°. 348/97 da Anvisa.

Por isso a preocupação de empenho dedicado à linha de produtos do contratante possa ser compartilhada com a linha da empresa contratada só pode acontecer com contratados que não são parceiros e que não tem a qualidade como objetiva principal dos serviços prestados, o que também pode ser visto em seus produtos de marca própria.